quarta-feira, 23 de dezembro de 2015

Pegando Fogo

BurntAdam Jones (Bradley Cooper) começa o filme narrando sua vida enquanto abre ostras em Louisiana. Quando ele chega à milésima, decide então ir para Inglaterra. Lá descobrimos que Jones esteve em Paris e conquistou 2 estrelas Michelin, mas perdeu tudo que conquistou por vícios de droga e álcool. E agora, busca conquistar sua 3ª estrela Michelin. No melhor estilo “Onze homens e um segredo”, Adam recruta antigos amigos e alguns bons cozinheiros em potencial!
Os amigos do passado foram a equipe do restaurante do francês Jean Luc, em que Jones se envolveu com a filha deste e com quem se envolveu em drogas. Quem leu “Cozinha Confidencial” de Anthony Bourdain vai fazer muitos paralelos. Para mim um dos melhores é quando ele busca um amigo que saiu da cadeia, que foi preso porque a vítima “empratava o peixe invertido, três vezes.” Além de, claro, a mãe solteira Helene (Siena Miller), que meio bate de frente, mais no fundo admira Adam e quer ser tão boa cozinheira quanto ele. Entre os colegas estão Michel (Omar Sy), que foi vítima de Adam, quando este colocou ratos e chamou a vigilância sanitária no novo restaurante do colega. E seu arqui-inimigo Reece (Matthew Rhys), que agora comanda um restaurante molecular renomado.BURNT
O filme tem grandes sacadas como reconhecer os críticos do Michelin, que segundo, o maitrê Tony (Daniel Brühl), são duas pessoas, uma pede menu degustação e outra o à la carte. E aí a sacada do roteiro, um dos críticos repousa um garfo no chão para ver se a turma do salão está atenta.
Adam, o chef complexo de Bradley Cooper, tem um caderninho de anotação, come comida de rua, abomina cozinha molecular. Ensina sua equipe muito bem. E como ele fala para Helene em seu restaurante: “não é para comer, é para ter experiência gastronômica”. Lá pelo meio do filme, ele ganha as facas de seu ex-chef Jean Luc. Isso para um cozinheiro significa herdar a arte culinária de outrem. Saímos do filme entendendo perfeitamente como funciona uma grande família que trabalha num restaurante.


Nenhum comentário: