domingo, 1 de março de 2015

FRANGO

 

Houve uma época em que andava bem enjoada de frango. E numa das piores épocas da minha vida, de desemprego, descobri uma receita que virou meu xodó “Frango à Kiev”. Não passa de um delicioso frango empanado recheado com manteiga temperada. Ainda quero fazer com maestria, e estou perturbando o chef Carlos Ribeiro para me ensinar. Frango é um ingrediente versátil e barato. Este com a obra lançada pela Editora Marco Zero,  descobrimos mil maneiras de faze-lo: crostini, croquete, lámen com frango, peito de frango com cheddar e maçã, canelone de frango e champignon até os internacionais Frango à Kiev e Jambalaya. Este livro faz parte da coleção “Heróis da Cozinha”, com receitas fáceis e práticas. Nas livrarias, da mesma coleção, você poderá conhecer também o de “Carne Moída”, com receitas de carne moída não só bovina, mas também de cordeiro, frango e peru. Mal cheguei de férias e já me animei com esta coleção. Nada melhor como algo prático, fácil e barato para o dia a dia. Já me empolguei e acho que vai ajudar você que está passando despreocupadamente pelo blog. E o melhor, a maioria dos ingredientes encontra-se em casa.

 Bolinho frango 4

Bolinho de Frango com Molho

Rende: 4 porções  Preparo: 20 min Cozimento: 10-15 min

Ingredientes:

2 peitos de frango grandes, sem pele e sem osso

3 colheres (sopa) de óleo vegetalBolinho frango 3

2 chalotas bem picadas

½ talo de aipo

1 dente de alho

2 colheres (sopa) de shoyu

1 ovo médio ligeiramente batido

1 maço de cebolinhas verdes

Sal e pimenta-do-reino a gosto

Molho Dip

3 colheres (sopa) de shoyu

1 colher (sopa) de vinagre de arroz

1 colher (chá) de sementes de gergelim

Modo de fazer:

  1. Corte o frango em pedaços de 2 cm. Aqueça metade do óleo numa frigideira e refogue o frango em fogo alto por 2-3 minutos, até dourar. Retire com uma escumadeira e reserve.
  2. ColBolinho frangooque as chalotas, o aipo na frigideira e refogue por 1-2 minutos.
  3. Despeje o frango e a mistura de chalota num processador e bata até moer bem. Adicione 1 colher (sopa) de shoyu e apenas a quantidade suficiente de ovo para obter uma mistura firme. Tempere com sal e pimenta-do-reino.
  4. Para fazer o molho dip, junte o molho de soja, o vinagre de arroz e as sementes de gergelim numa tigela pequena.
  5. Molde a mistura de frango em 16 bolinhas, do tamanho de nozes. Aqueça o restante do óleo na frigideira e frite, em pequenas porções, por 4-5 minutos, até dourar. Escorra em papel-toalha.
  6. Coloque as cebolinhas verdes na frigideira e refogue por 1-2 minutos, até que comecem a amolecer, e acrescente o restante do shoyu. Sirva os bolinhos de frango com as cebolinhas e o molho dip.

Avaliação da Receita: Não tinha aipo. Mais a consistência do frango estava boa e de temperos também. Ah chalotas não passam de cebolas em tamanho menor. E embora não esteja escrito coloque a cebolinha na massa para dar uma cor no bolinho.

frango FRANGO
Coleção: HEROIS DA COZINHA 
Autor: BLANC, BEVERLEY LE
Tradutor: RODRIGUES, ENI
Ilustrador: STREETER, CLIVE
Idioma: PORTUGUES
Editora: MARCO ZERO EDITORA
Assunto: GASTRONOMIA
ISBN: 8521318324
ISBN-13: 9788521318323

Nenhum comentário: