terça-feira, 23 de setembro de 2014

O LIVRO DA MORTADELA

A saudosa Wilma Kovesi, que dá nome à famosa Escola de Culinária Wilma Kovesi, é autora do “O Livro da Mortadela” em parceria com a Ceratti. Wilma começou seu interesse pela cozinha quando sua mãe lhe pediu para fazer uma cobertura de suspiro. De tão encantada, a nossa culinarista comeu uma xícara inteira. A gastronomia entrou na sua vida por acaso, quando foi secretária-executiva de Caio Alcântara Machado. Ela foi convidada para ser tradutora de aulas ministradas pela chef da Air France na UD. Também foi responsável pela compra de ingredientes e utensílios. livro da mortadela3

Anos mais tarde, uma amiga psicóloga, redatora do suplemento feminino, solicitou sua ajuda para redigir uma entrevista com o chef do Hotel Jaraguá. A partir daí, foi convidada para ser redatora do Suplemento Feminino. Em 1979, Wilma alugou uma “simpática” edícula, onde sua primeira aula era sobre congelamento, então em voga no momento.

A mortadela é um embutido feito com carne de suínos, frango e cubos de gordura, e os temperos são pimenta preta, noz-moscada, coentro e murta. Uma das teorias de seu nome deriva de uma salsicha romana, temperada com murta, em vez de pimenta, designada pelos romanos como farcimen mirtatum. Sophia Loren é considerada a madrinha do produto, por ser protagonista do filme La Mortadella em 1971.

O livro surgiu quando a Ceratti pediu o auxílio da culinarista a fim de preparar um belo livro de receitas. Ela, então, foi para Itália e confessa no livro que ver todo processo só lhe inspirou. Suas receitas são bem brasileiras como “Lasanha com Champignon ao molho de gorgonzola”, “Cuscuz de mortadela, frango e pimentão”, “Frango com crosta crocante e farofa com banana-passa e mortadela”. Nós escolhemos o surpreendente “Croquetes de Mortadela”. Nossa culinarista se mostrou uma dona de casa com toques de chef, nos lambuzamos com o croquete deste fabuloso livro.

livro da mortadela

Croquetes de Mortadela

 

Ingredientes

200 g de mortadela tradicional em cubos

2 colheres (sopa) de salsa e cebolinha verde picadaslivro da mortadela2

2 colheres (sopa) de cebola picada

3 colheres (sopa) de farinha de trigo

½ xícara de leite

 

Para empanar e fritar

Farinha de trigo

Clara de ovo ligeiramente batido

Farinha de rosca óleo

 

Modo de preparo:

Refogue a mortadela em uma panela antiaderente, sobre fogo médio, para liberar um pouco de gordura. Adicione a salsa, a cebolinha e a cebola e refogue por mais alguns minutos. Retire da panela e moa no processador de alimentos.

Dissolva a farinha de trigo no leite. Leve a mortadela de volta à panela e adicione aos poucos a farinha dissolvida, mexendo até obter uma mistura cremosa e firme. Retire da panela e deixe esfriar.

Forme os croquetes. Passe-os primeiro pela farinha de trigo, sacuda o excesso, depois pela clara batida e, por último, pela farinha de rosca. Frite em óleo bem quente até ficarem dourados. Escorra em papel absorvente. Sirva os croquetes quentes.

 

Rendimento aproximadamente 15 unidades

Avaliação da Receita: Não coloque sal. Os croquetes saíram sequinhos, saborosos e suaves. Um petisco e tanto.

mortadela LIVRO DA MORTADELA, O
Coleção: CULINARIA
Autor: KOVESI, WILMA
Idioma: PORTUGUES
Editora: DBA
Assunto: CULINÁRIA
ISBN: 8506029198
ISBN-13: 9788506029190

Nenhum comentário: