domingo, 17 de agosto de 2014

Greek Cooking: The Food and the Lifestyle

Durante as aulas de cozinha mediterrânea com o chef Carlos Ribeiro, descobrimos muitas coisas. Entre elas, como os gregos colocam canela e cravo em suas carnes. Antes de ir para uma das aulas me deparei com o Greek Cooking num sebo. E não deu outra, só falava neste livro para meus coleguinhas na livraria. Na semana seguinte mando a seguinte mensagem pelo what up para a turma de cozinha mediterrânea: “Talvez eu demore, preciso comprar um livro num sebo”. Logo num domingo de folga coloquei as mãos à obra. E foi uma grata surpresa, esse livro. Entre as receitas, escolhi para fazer “Carne com Canela”, que na versão original era um “Cordeiro com Canela” e um superssimples “Bolo de Iogurte”. As medidas estão em gramas e colheres e os graus estão tanto em centígrados como fahrenheit. O livro foi feito para descobrir o melhor da Grécia. E como tenho uma queda por este país alegre e vigoroso, nada melhor que fazer uma receitinha! 

 grego

Sardinhas frescas assadas com limão e orégano

Se você desejar, as sardinhas podem ser cozidas ao invés de assadas. No caso, deve-se marinar os peixes no óleo, suco de limão e orégano na grelha ou churrasqueira. Na Grécia, o polvo é frequentemente preparado dessa forma.

Porções: 4 pessoas

Ingredientesgrego2

  • 2 limões
  • 12 sardinhas frescas grandes e limpas
  • 4 colheres de sopa de azeite
  • 4 colheres de sopa de orégano fresco picado
  • Sal e pimenta
  • Cascas de limão para enfeitar.

 

Modo de preparo

  1. Fatie um dos limões e tire o suco do segundo. Reserve.
  2. Corte as cabeças das sardinhas e coloque os peixes em uma assadeira rasa, grande o suficiente para alinhá-los em uma só camada.
  3. Coloque as fatias de limão entre os peixes.
  4. Borrife o suco de limão e o azeite sobre os peixes.
  5. Logo depois, salpique sobre os peixes as raspas de limão e o orégano e tempere com sal e pimenta.
  6. Asse em um forno preaquecido a 190°C de vinte a trinta minutos, até que os peixes fiquem macios.
  7. Sirva enfeitado com as rodelas e raspas de limão.

 

grego4

Avaliação da Receita: Como não achei orégano fresco, usei tomilho fresco. Foi eu mesma que limpei a sardinha. Assisti a alguns vídeos no Youtube e resolvi tirar a espinha para ficar mais gostoso de comer. Meu conselho? Peça para o peixeiro limpar, pois mesmo com todo cuidado, encontrei algumas espinhas. Ficou um gosto forte do limão.

Tradução: Riala Silva, nasceu no interior de São Paulo. Já na tenra idade, teve que aprender inglês por conta da necessidade (afinal de contas, era muito difícil jogar vídeo game sem compreender as instruções dos jogos). Cresceu mais um tanto e, depois de experimentar muita coisa. Com seu paladar refinado acredita que nada é melhor que coxinha, mas adora se autodesafiar que esteja errada sobre isso.

 

greek cooking GREECE
Coleção: FOOD OF THE WORLD
Autor: PARRAGON
Idioma: INGLES
Editora: PARRAGON - USA
ISBN: 1407568094
ISBN-13: 9781407568096

Nenhum comentário: