sexta-feira, 12 de setembro de 2014

AS CHEFS

 

No livro “As Chefs”, Bettina Orrico abre com prólogo sobre a nova relação  a mulher com a cozinha mudou, tornando-se imponente. Anteriormente, ser chamada  de “cozinheira” era sinal de vergonha. Nutricionistas diziam com orgulho: “Eu não cozinho”. Hoje em dia, cada chef retratada dá seu tom, desde bolos de avós e mães, na busca e valorização de nossos ingredientes, na escrita de livros, enfim deixando sua marca e moldando nossa culinária.

 

                O livro é muito democrático e tem lugar para todo mundo.  Começando pela colunista Nina Horta e como seus livros e bufê fizeram a diferença em sua vida, passando pela nossa cultuada Helena Rizzo e terminando com uma exploradora como Flávia Quaresma.

 

A obra mostra a trajetória de cada uma, através de um “bate-bola” com umas cinco perguntas e termina com três receitas de nossas amadas chefs, além de fotos da cozinha de casa de cada uma, com suas particularidades. “As Chefs levou, este ano, o prêmio Gourmand World Cookbook Award na categoria Woman Chef. Para mim a melhor resposta para “Lugar favorito para cozinhar” fica com Flávia Quaresma: “Onde tem uma boa chama”. E segue um bolo com carinha vintage de Carole Crema.

bolo de coco 2

 

Bolo de Coco Gelado (15 a 18 porções)

 

Ingredientes:

 

·         5 ovos

·         2 xícaras de açúcarbolo de coco

·         200 ml de leite

·         1 ½ xícara (chá) de farinha de trigo

·         1 colher (sobremesa) fermento em pó

 

Calda:

 

·         400 ml de leite condensado

·         400 ml de leite

·         200 ml de leite de coco

·         100 g de coco branco seco (ralado)

 

Bolo:

 

Separe as claras das gemas. Bata as claras em neve até que fiquem bem fofas e leves. Enquanto isso, peneire a farinha e junte-a com o fermento. Separe tudo numa única vasilha. Com a clara em neve no ponto, reduza a velocidade da batedeira e adicione as gemas, uma a uma. Coloque o açúcar e bata mais. Por último, coloque a mistura da farinha com o fermento, intercalando com o leite, até a massa ficar homogênea. Unte uma forma quadrada e transfira a massa. Leve-a ao forno preaquebolo de coco 3cido a 180º C, por 45 minutos.

 

Calda:

 

Enquanto o bolo está no forno, misture os ingredientes da calda e separe o coco seco numa vasilha. Com o bolo pronto e quente ainda na forma, fure-o inteiramente com um garfo, deixando espaço de um dedo entre cada “garfada”. Regue com a calda todo o bolo e a forma, principalmente nas laterais. Deixe-o na geladeira por um dia. Não corte o bolo enquanto estiver quente, pois estará mole e poderá quebrar. No outro dia, desenforme o bolo e corte-o em doze retângulos. Passe cada pedaço de coco ralado. Embale-os indivualmente em papel-alumínio e sirva-os gelados.

Avaliação da Receita: O bolo ficou muito saboroso e lembra o delicioso bolo da vovó.

logsid Jogo Americano e copo  -  Ôoh de Casa!
Rua Fradique Coutinho, 899 - Vila Madalena, São Paulo - SP, 05426-011
(11) 3815-1786
www.oohdecasa.com.br/

 

chefs CHEFS, AS
Organizador: BOCCATO, ANDRE
coordenador/editor: MENEGUETTI, FERNANDA
Fotógrafo: CASTRO, RODRIGO
Fotógrafo: LOPES, CRISTIANO
Revisor: PAULA CARVALHO BONILHA, MARIA
Texto/Notas: BASTOS, GIULIANA
Idioma: PORTUGUES
Editora: MELHORAMENTOS
ISBN: 8506073693
ISBN-13: 9788506073698

Nenhum comentário: