domingo, 17 de fevereiro de 2013

Sabores da Horta

 

Sabores da Horta é um livro que tem sabor de receitas caseiras, beirando o que gosto de chamar de “comida honesta”. A obra é dividida em estações do ano, frutas e verduras típicas. Além de técnicas de desidratação, congelamento e feitio de relish, geleias e conservas. Para nosso sabor brasileiro, as receitas pedem alguns ingredientes que só conseguimos em lojas do porte da Santa Luzia ou Santa Maria (ambas localizadas na cidade de São Paulo) como mirtilo, ruibarbo, marmelo e framboesa.

Resolvi fazer um risoto de beterraba para tentar matar saudades do que experimentei no restaurante Mani, localizado na cidade de São Paulo. Ficou especial! Da próxima vou colocar um pouquinho menos de beterraba e acrescentar mais o queijo de cabra que quebrou o doce excessivo.

A autora Caroline Brethertorn atuou oito anos como modelo até fundar uma empresa, a Catering Mana, em 1995. No ano de 1999, enquanto expandia a Catering Mana para Sydney, também começava sua carreira televisiva na série do Chef Henry Harris. Em 2009 inicia sua carreira na imprensa, como colaboradora do jornal Times. Em 2011, publica pela Dorling Kindersley: Baking Step-by-step e Sabores da Horta, agora traduzido pela Publifolha. Seu último livro chama-se Tortas. Sabores da horta é um livro prático, mesmo para quem vive nos grandes centros urbanos.

Este risoto colorido é surpreendente quando feito com beterraba recém-colhida. O sabor pronunciado e típico do legume e o aroma forte do queijo de cabra se harmonizam com perfeição.

Risoto de beterraba

Rendimento: 4 porções Preparo: 30 min. Cozimento: 1 hora

Ingredientes:

· 500 g de beterrabas sem casca cortadas em cubos 013

· 2 colheres (sopa) de azeite extravirgem, mais um pouco para misturar

· Sal e pimenta-do-reino moída na hora

· 6 colheres (sopa) de óleo de girassol

· 20 folhas de sálvia

· 2 cebolas medias em cubinhos

· 2 dentes de alho médio amassados

· 350 g de arroz para risoto

· 1 litro de caldo de legumes ou de galinha

· 60 g de parmesão

· 200 g de queijo de cabra firme em cubinhos de 1 cm

Preparo:

1. Preaqueça o forno a 200º C. Misture as beterrabas com um pouco de azeite, sal e pimenta. Embrulhe em papel-alumínio e leve no forno por 30-40 minutos.

2. Aqueça o óleo numa panela até soltar fumaça. Ponha a maioria as sálvia, um pouco de cada vez, e frite por 5 segundos, até parar de chiar. Retire e escorra.

3. Retire a beterraba do forno e bata no processador com 4 colheres (sopa) de água, sálvia restante, sal e pimenta. Reserve.

4. Refogue a cebola no azeite em fogo brando por 3 minutos, até ficar tenra. Adicione o alho e deixe por mais 1 minuto. Despeje o arroz e mexa bem.

5. Mantenha o caldo em fervura branda e adicione uma concha de cada vez no arroz, mexendo sempre. Cozinhe por mais 15 minutos, até o caldo ser absorvido e o arroz ficar quase cozido. Adicione o purê de beterraba ao risoto e deixe por mais 5-10 minutos, até o arroz ficar tenro.

6. Retire o arroz do fogo, tempere, misture 2/3 do parmesão e junte o queijo de cabra. Sirva decorado com sálvia e parmesão.

 

sabores-hortaSABORES DA HORTA
RECEITAS PERFEITAS PARA CADA ESTAÇAO DO ANO
Autor: BRETHERTON, CAROLINE
Tradutor: ARATA, AUREA AKEMI
Idioma: PORTUGUES
Editora: PUBLIFOLHA EDITORA
Assunto: CULINÁRIA
ISBN: 8579143799
ISBN-13: 9788579143793

Nenhum comentário: